PORQUE DEVO COMPRAR LICENÇAS MICROSOFT PARA MINHA EMPRESA

AUDITORIA MICROSOFT, O QUE É E COMO FUNCIONA?

O custo não cabe no seu orçamento?

Partir para o uso de software pirata pode parecer algo tentador, porém muito perigoso uma vez que é considerado crime, e o uso de software não licenciado pode acarretar uma multa 3.000 vezes o valor de cada software. É considerado um crime e sua punição pode ir de 6 meses até 4 anos de detenção.

Ainda acha que vale a pena?

Vamos explicar um pouco sobre as licenças para o Microsoft Windows, e como funciona a auditoria para empresas.

Licenças Microsoft Windows:

O Microsoft Windows é um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo, e essencial na grande maioria das empresas. Porém ele é um software pago, que exige uma licença para funcionar corretamente.

Existem vários tipos de licenças Microsoft, OEM, FPP, ESD entre outras.

  • OEM: É uma licença que vem junto com uma máquina recém adquirida, ou seja, é atrelado ao hardware da máquina.
  • FPP: Está é aquela caixinha que você consegue comprar em alguns sites e lojas de varejo onde você tem o CD para instalação do software, junto com sua licença e termos.
  • ESD: Diferente da FPP, nesta a Microsoft oferece o download do software comprado via internet, o que agiliza muito o processo e facilita a nossa vida.

Além dessas licenças, existem algumas opções voltadas para pequenas e médias empresas que precisam de mais de cinco licenças. É chamado de licenciamento por volume.  

Neste modelo você tem vantagens no custo do software que sairá mais em conta.

Auditoria Microsoft:

Você pode receber duas notificações da Microsoft em sua empresa. Uma é a Revisão SAM (Gestão de Ativos de Software) e uma notificação de auditoria.

Revisão SAM, é uma gestão de ativos de software feita pela Microsoft, feito para garantir que o consumidor tenha todas as licenças necessárias e está utilizando sua tecnologia de forma efetiva, ou seja, é uma verificação mais simples da Microsoft, onde quando encontrado irregularidades, eles vão solicitar a regularização das licenças pendentes em até 14 dias.

É por esta razão que nós sempre orientamos nossos clientes a comprarem as licenças pouco a pouco antes de uma possível auditoria, uma vez que em caso de auditoria a empresa terá pouco tempo para arcar com os custos das licenças onde, muitas vezes, são valores bem altos.

Auditoria é quando o processo de revisão SAM é ignorado pela empresa notificada. Então a Microsoft disponibiliza um Auditor externo. É chamada de auditoria LCC (Legal Contract and Compliance).

Como estar preparado para uma Fiscalização da Microsoft?

É importante você sempre ter um levantamento dos seus ativos de TI e software. Nós da HD Tecnologia fazemos esse levantamento para nossos clientes, e ajudamos eles a controlarem seus ativos TI.

Depois de ter um levantamento de todos os ativos de TI e seus respectivos softwares, é hora de conferir se todas as licenças estão em dia. Você pode conferir junto ao VLSC da Microsoft o extrato de licenciamento.

Para licenças OEM e FPP, é extremamente importante ter as notas ficais dos produtos guardadas, pois a Microsoft só aceitará a nota fiscal como comprovação.

Ter uma empresa determinada em cuidar da sua TI é essencial para que vocês não sejam pegos de surpresa. Nós da HD Tecnologia, não só cuidamos da sua TI, como também prestamos consultorias e fazemos levantamentos, sempre orientando nossos clientes sobre esses assuntos.

Pare perder tempo, queremos que você cuide do seu negócio, enquanto nós cuidamos da sua TI.

Post a comment

Categorias