DADOS SEQUESTRADOS? SAIBA TUDO SOBRE OS RANSOMWARES, E COMO SE PREVENIR!

O ransomware WannaCry, está cada vez mais perigoso e infectando milhares de máquinas pelo mundo. Será que você está protegido? 

O WANNACRY é um ransomware que ataca os computadores de sua rede se espalhando por toda ela e criptografando todos os arquivos por onde passa. Para descriptografar seus dados ele pede um “resgate” que deve ser pago em Bitcoin.

Como ele age?

Você pode pegar ele de diversas maneiras, seja via um e-mail infectado, um ataque à uma rede vulnerável ou um download infectado. Depois que ele está dentro da sua máquina, ele se espalha por toda a rede através de uma vulnerabilidade do protocolo de compartilhamento do Windows já corrigida, o SMBv1.

Uma fez infectado, quando você tentar abrir seus arquivos, uma janela abre pedindo um resgate que deve ser pago na moeda virtual Bitcoin.

Como nos defender?

Uma vez que seus arquivos foram criptografados, ainda não existe um programa capaz de descriptografa-los.  A maneira mais eficaz de se previnir, ou ao menos, contornar a situação é sem duvida o backup em nuvem, que fique claro, EM NUVEM, já que seu backup local tem grandes chances de ser infectado também.

Manter seu sistema operacional atualizado também é vital para a prevenção do mesmo. Fora isso, tenha sempre um antivírus e um anti malware confiável e atualizado em seu sistema.

Conscientização dos usuários

Como já mencionado aqui, uma das formas de entrada do ransomware é por e-mails com anexos infectados e downloads, logo, a conscientização dos usuários é vital para evitar a entrada do mesmo. Nós publicamos um texto sobre o tema em nosso blog.

Como remover o WANNACRY?

Uma vez que seu computador foi infectado, você pode usar um antivírus para remover o vírus. Para ter certeza na eficácia da remoção, é recomendado que leve à um especialista na área de TI pois muitas vezes o vírus fica “camuflado” em seu computador. Em último caso, a reinstalação do sistema pode ser feita para ter 100% de certeza que está livre do pesadelo. Aqui na HD Tecnologia, nós temos várias soluções para a prevenção do vírus, desde backups em nuvem até gerenciamento e monitoramento da sua rede, tornando-a mais segura e previnida. São nessas horas que ter um especialista cuidando da TI da sua empresa faz a diferença. Conte conosco!

Post a comment

Categorias