Qual é a importância da TI para contabilidades?

A contabilidade tem um papel muito importante que é cuidar do setor financeiro de muitas empresas, com isso elas armazenam dados financeiros e patrimoniais importantíssimos.

Neste post, nós vamos dar alguns exemplos do porquê é tão importante que as contabilidades tenham um departamento de TI estruturado e especializado.

Segurança dos dados:

Como já citamos acima, as contabilidades armazenam dados de extrema importância para si e seus clientes, esses dados costumam ficar em servidores dentro das contabilidades e tem fácil acesso aos colaboradores. Uma vez que esses colaboradores têm fácil acesso aos dados, eles estão sujeitos a falhas e pessoas mal-intencionadas. É muito comum colaboradores agirem de má fé, copiando dados financeiros das empresas e tentarem negociar essas informações com outras empresas concorrentes.

Para prevenir qualquer incidente com esses dados é indispensável que sua rede seja muito bem estruturada e segura, com divisões por setor e hierarquia.

Outro motivo para ter uma TI especializada é o ataque de hackers que infectam as redes com malwares e ransomwares no intuito de “sequestrar” seus dados e pedirem uma recompensa em troca deles. Nós já falamos como você pode se prevenir desses ataques aqui em nosso blog, confira aqui.

Evitar prejuízos:

As empresas têm diversos impostos e taxas a serem pagos mensalmente, e quando não são pagos dentro do prazo, dependo do tipo e valor desse imposto, a multa cobrada é altíssima, o que pode gerar um prejuízo inestimável para sua empresa.

Geralmente quem cuida dos prazos para pagamento desses impostos são as contabilidades, e elas tem a responsabilidade de entregar as guias para pagamento dentro do prazo para que as empresas efetuem o pagamento, caso contrário, quem arca com a multa são as contabilidades.

Agora imagina que sua contabilidade está em cima do prazo para entregar esses impostos aos seus clientes e seu sistema trava, ou sua rede para. Já imaginou o prejuízo que isso pode causar?

Quando você tem uma equipe especializada e competente cuidando da sua TI, você não corre esse risco, uma vez essa equipe vai estar sempre trabalhando para manter tudo no ar e no seu máximo desempenho.

Aumento de produtividade:

Outro ponto fundamental que uma TI bem estruturada pode te ajudar é no aumento da produtividade das contabilidades. Hoje em dia, prefeituras e a receita federal utilizam alguns programas desenvolvidos por eles mesmos, para que as contabilidades façam o upload dos dados necessários de seus clientes via internet.

Isso facilitou e muito a vida das contabilidades que antes tinham que fazer esse processo com documentos impressos e enviá-los por correio, mas junto dessa facilidade vieram várias outras dificuldades, como a instalação e utilização desses programas que nem sempre são bem desenvolvidos e compatíveis.

Um colaborador pode perder horas tentando instalar e utilizar esse programa em sua máquina, buscando ajuda em fóruns na internet. Agora se você conta com um suporte de TI ao usuário que tenha experiencia no seguimento de contabilidade, esse problema que demandaria muito tempo e trabalho do seu colaborar é resolvido em alguns minutos.

Estes são apenas alguns exemplos da importância que a TI tem para uma contabilidade, agora você entende o quanto é importante?

Nós da HD Tecnologia temos um know-how amplo no seguimento de contabilidade, e atendemos diversos clientes da área contábil como a Sevilha Contabilidade, Gomes Contabilidade, Oben Prime entre outros.

Entre em contato com a gente para que possamos apresentar várias soluções para o seu negócio!

Post a comment

Categorias